Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

A Qualidade é um elemento diferenciador que vem contribuir e estimular de forma efetiva para a melhoria dos processos e prestação da assistência à saúde.

A política de gestão da qualidade do SIM – Serviço Integrado de Medicina, tem o objetivo de planejar, avaliar, medir e readaptar sistematicamente os processos, de forma a garantir a qualidade e segurança na assistência prestada, respeito à cultura do cliente e proporcionando o cuidado centrado.

Para isso, é regido por meio de Rotinas Operacionais Padrão, Protocolos e Normas a partir de legislações vigentes aplicáveis ao setor de saúde, garantindo a possibilidade de implementação de processos, através da análise dos indicadores geridos na unidade e utilização de ferramentas de gestão de qualidade, discutidas mensalmente nas reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente.

Prêmios e Certificados

lugar incrivel

 

 

 Outubro/2020

 Julho/2021

Gestão de Segurança do Paciente

A Gestão de Segurança do Paciente é desenvolvida no SIM – Serviço Integrado de Medicina, com o intuito de garantir a segurança do paciente em todas as etapas do atendimento, estimulando à participação do paciente e dos familiares, desenvolvendo ações para a integração e a articulação multidisciplinar, prática da transferência de informação e a cultura de melhoria contínua.

Contamos com equipe multidisciplinar qualificada, e em constante desenvolvimento nas temáticas voltadas à Qualidade e Segurança do Paciente.

Possuímos um Núcleo de Segurança do Paciente, que tem como objetivo adotar princípios e diretrizes para a prática da assistência segura e elaboração anual de um Plano de Segurança do Paciente Institucional, que estabelece estratégias e ações de gestão de risco, monitoradas pela Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente.

A prática assistencial é baseada nas legislações nacionais e internacionais executadas mediante os Protocolos Institucionais, como por exemplo: Identificação Segura, Prevenção de Queda, Cirurgia Segura, Comunicação Segura, Segurança no prescrição, preparo e Administração de Medicamentos, Prevenção e Controle de eventos adversos em serviços de saúde incluindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, submetidas a auditorias internas.

É elaborado anualmente um Plano de Segurança do Paciente, pela Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente, que estabelece estratégias e ações de gestão de risco, conforme atividades desenvolvidas no SIM.