Gestão Ambiental
A Segurança do Paciente é prioridade no Serviço Integrado de Medicina. A unidade possui equipe multiprofissional que realiza o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes é feita com base em diretrizes nacionais e internacionais.
O SIM possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.
O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:
– Segregação;
– Armazenamento;
– Acondicionamento;
– Transporte temporário;
– Identificação;
– Tratamento interno e externo;
– Coleta;
– Disposição final .
O SIM realiza campanhas internas para conscientização dos colaboradores quanto à sustentabilidade ambiental. Buscando reduzir o consumo de água no SIM, diversas ações foram desenvolvidas, como a troca de torneiras manuais por sistema temporizado, troca de bacias com válvula hidra para bacias com caixa acoplada, aquisição de válvulas redutoras. Também tem sido implementada a troca de lâmpadas comuns para LED, diminuindo assim o consumo de energia elétrica na unidade.
Preocupado com o bem-estar do colaborador do Serviço Integrado de Medicina – SIM, que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente ambulatorial, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas na unidade, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promovem anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.