Prêmios e Certificados
Gestão de Segurança do Paciente
A Gestão de Segurança do Paciente é desenvolvida no SIM – Serviço Integrado de Medicina, com o intuito de garantir a segurança do paciente em todas as etapas do atendimento, estimulando à participação do paciente e dos familiares, desenvolvendo ações para a integração e a articulação multidisciplinar, prática da transferência de informação e a cultura de melhoria contínua.
Contamos com equipe multidisciplinar qualificada, e em constante desenvolvimento nas temáticas voltadas à Qualidade e Segurança do Paciente.
Possuímos um Núcleo de Segurança do Paciente, que tem como objetivo adotar princípios e diretrizes para a prática da assistência segura e elaboração anual de um Plano de Segurança do Paciente Institucional, que estabelece estratégias e ações de gestão de risco, monitoradas pela Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente.
A prática assistencial é baseada nas legislações nacionais e internacionais executadas mediante os Protocolos Institucionais, como por exemplo: Identificação Segura, Prevenção de Queda, Cirurgia Segura, Comunicação Segura, Segurança no prescrição, preparo e Administração de Medicamentos, Prevenção e Controle de eventos adversos em serviços de saúde incluindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, submetidas a auditorias internas.
É elaborado anualmente um Plano de Segurança do Paciente, pela Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente, que estabelece estratégias e ações de gestão de risco, conforme atividades desenvolvidas no SIM.