SIM

O atendimento ambulatorial do SIM compreende consultas (primeira consulta, interconsulta, consulta subsequente/retorno), procedimentos terapêuticos não médicos (psicologia), destaca-se pelo atendimento abrangente, multiprofissional e especializado em saúde, no nível secundário, estimulando o conhecimento dos profissionais de saúde a fim de proporcionar uma prática de saúde pública digna, com qualidade e compromisso social, sendo referência para a população de Jacareí, abrangendo também os municípios de Igaratá e Santa Branca, o que totaliza uma população aproximada de 250.000 habitantes na região assistida. A assistência especializada no SIM é composta por consultas nas especialidades médicas e não médicas, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais (Cirurgia Menor Ambulatorial – CMA) e exames complementares diagnósticos (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – SADT). O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento a nossos pacientes, prestando serviços com foco na qualidade, segurança do paciente, cuidado centrado no paciente, contínuo, humanizado e integrado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) da qual faz parte.

ESPECIALIDADES MÉDICAS

  • ALERGOLOGIA
  • ANGIOLOGIA
  • CARDIOLOGIA
  • CARDIOLOGIA PEDIATRICA
  • CIRURGIA AMBULATORIAL
  • CIRURGIA VASCULAR
  • COLOPROCTOLOGIA
  • DERMATOLOGIA
  • ENDOCRINOLOGIA
  • FISIATRIA
  • GASTROENTEROLOGIA
  • GERIATRIA
  • GINECOLOGIA
  • HEMATOLOGIA
  • HEPATOLOGIA
  • HOMEOPATIA
  • INFECTOLOGIA
  • MEDICINA DA DOR
  • NEFROLOGIA
  • NEUROCIRURGIA
  • NEUROLOGIA
  • NEUROLOGIA PEDIATRICA
  • NUTROLOGIA
  • OFTALMOLOGIA
  • ORTOPEDIA
  • OTORRINOLARINGOLOGIA
  • PNEUMOLOGIA
  • PNEUMOLOGIA PEDIATRICA
  • PSIQUIATRIA
  • PSIQUIATRIA INFANTIL
  • REUMATOLOGIA
  • UROLOGIA

ESPECIALIDADES NÃO MÉDICAS – EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

  • ENFERMAGEM
  • SERVIÇO SOCIAL

HUMANIZAÇÃO

O SIM, desde o início de suas atividades, tem como objetivos principais o desenvolvimento de uma assistência à saúde digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas, alinhada às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS, instituída pelo Ministério da Saúde. As ações de saúde realizadas pelo SIM, buscam a valorização das pessoas, o envolvimento do usuário no seu plano de cuidado, a promoção à saúde e a qualidade assistencial. Com base na definição de que “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente”. Tem sido fundamentado o nosso objetivo de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Alinhado às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) HumanizaSUS, do Ministério da Saúde, o SIM, desenvolve os seguintes projetos:

Acolhimento:

  • POSSO AJUDAR: Projeto Implantado no SIM com o intuito de melhor acolher o munícipe na entrada à unidade e direcioná-lo mais prontamente ao setor de sua demanda, iniciando o fluxo de atendimento.
  • PCD/ACAMADOS: Priorização do atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida. No acesso inicial desses usuários à unidade, o profissional do “Posso Ajudar” os acolhe preferencialmente e os direciona à enfermagem, que apoia na priorização do atendimento, juntamente com a Recepção.
  • ORIENTAÇÃO PARA A EQUIPE DE RECEPÇÃO: Orientação periódica para a equipe da recepção sobre humanização, empatia, atendimento ágil e resolutivo.
  • ACOLHIMENTO NA SAÚDE MENTAL: foi desenvolvido um projeto específico de acolhimento aos pacientes do ambulatório de Saúde Mental, que envolve a recepção e a equipe multiprofissional. O paciente, ao procurar a recepção com alguma solicitação que demande um atendimento, é encaminhado ao atendimento de enfermagem, que realiza triagem e, conforme a demanda, envolve as equipes Médicas, do Serviço Social e da Psicologia, sempre que necessário.

Desde o início das atividades do SIM, todos os pacientes maiores de 60 anos e pacientes dependentes funcionais, de qualquer idade, são incentivados a permanecerem com acompanhante solidário em todo o período de permanência na unidade.

Aos pacientes pediátricos é assegurado o direito de acompanhamento dos pais ou responsáveis durante todo o período de permanência do menor na unidade.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

Desde sua inauguração o SIM tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário do paciente.

Uma das diretrizes do SIM é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.